Inteligência artificial, supercomputadores, redes de alta velocidade. Tudo isso parece bem distante da vida de um vestibulando, mesmo que o estudante em questão pretenda cursar informática, engenharia de computação ou automação. Mas chegou a hora de ver toda essa tecnologia bem de perto. Está no ar no Globo Online www.oglobo.com.br a prova de informática da promoção Estágio Por Um Dia. Os estudantes só podem fazer o teste hoje e quem acertar o maior número de questões em menos tempos será o vencedor.
Desta vez o estágio será num verdadeiro ninho de cobras, cobras da informática: na Coppe/UFRJ, onde trabalham alguns dos pesquisadores mais importantes da área no Estado do Rio. Além de ter programas de pós graduação, a instituição desenvolve projetos de tecnologia avançada para grandes empresas, como a Petrobrás.
O vencedor passará um dia visitando alguns dos laboratórios da área de sistemas e computação da Coppe, poderá conversar com os pesquisadores e acompanhar como são desenvolvidos os projetos. Um dos pontos da visita será o Laboratório de Computação Paralela (LAC), onde são desenvolvidos sistemas de alto desempenho, com baixo custo.
Qualquer pessoa pode testar seus conhecimentos de informática nas cinco questões do Estágio por Um Dia, mas somente estudantes (de até 24 anos) que estejam no terceiro ano do ensino médio, matriculados num cursinho pré-vestibular ou inscritos num vestibular deste ano e que moram no Grande Rio poderão ser premiados com o estágio.
A promoção Estágio por Um Dia já passou pelas seguintes áreas: medicina, jornalismo, biologia, direito e educação física. As próximas profissões, não necessariamente nesta ordem, serão cinema, psicologia, nutrição e engenharia de petróleo.
Os testes, com tecnologia do Colégio 24 horas, vão ao ar no Globo Online a cada 15 dias. As perguntas são elaboradas por profissionais de cada área e tem objetivo de testar os conhecimentos dos vestibulandos sobre o curso e a profissão que pretendem seguir no futuro.
Note na imagem que o Laboratório de Computação Paralela da UFRJ está
usando 4 servidores Dual Processados SINCO.