SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

Clique na imagem para ampliar Revista PCs
Edição 39
Emilia Bertolli
Páginas 71,72,73
Março de 2003


Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Trechos recortados da matéria "De olho nas pequenas e médias empresas" :

... É por isso que outras fabricantes como Dell, Sun e a integradora Sinco - que é especializada nesse mercado - apostam, e muito, no segmento Intel.
Primeiro, porque ainda muitas empresas utilizam desktops com mais memória e capacidade de armazenamento como servidor; outros, ainda, prevêem uma renovação de um parque que foi trocado, pela última vez, em 1999, às vésperas do bug do milênio.
"Quem comprou máquinas nessa época tem seu parque muito desatualizado para as aplicações de hoje", explica Ralph Vils diretor da Sinco.

..."Não adianta apenas colocar muita memória e ter espaço em disco", enfatiza Vils, da Sinco. Servidores não são apenas máquinas "parrudas"; suas arquiteturas são desenhadas para se obter o máximo de performance, e sobretudo, confiabilidade.
Outro fator que aquece o mercado é o fato de que, numa empresa da categoria SMB (Small and Medium Business), existe o contato direto do vendedor com quem toma decisões. "Não há tanta burocracia com nas grandes corporações, que levam tempo para aprovar uma compra", explica Vils, da Sinco. "Em geral, ou é o próprio dono que cuida da tecnologia, ou alguém de confiança. Isso faz com que esse mercado seja muito competitivo".

..."Pequenas e médias empresas não têm tanta burocracia para aprovar a compra de novos equipamentos. O próprio dono cuida da tecnologia e isso faz com que esse mercado seja muito competitivo" Ralph Vils, da Sinco

...Apesar disso, Vils ressalta que a maioria das máquinas usa a interface SCSI.
"Essa tecnologia detém uma fatia gigantesca do mercado de servidores e, além disso, máquinas dessa categoria já têm a configuração RAID por padrão, o que antes vinha apenas através de acessórios".

...A Dell já abandonou os Tualatin, assim como a Sinco, já que o custo dos Pentium 4 hoje é o mesmo que o dos Pentium III, ainda que não suportem SMP (Symmetrical MultiProcessing).

...A maior novidade em termos de conectividade no mercado hoje é a presença de uma placa de rede do padrão Gigabit Ethernet, que já vem integrada em quase todos os modelos de servidores com configuração mais avançada. "O maior entrave para a adoção dessa tecnologia era o custo de cada porta. Um switch Gigabit antes era muito caro, cerca de R$ 3.500,00 por porta; hoje, esse preço caiu para R$ 350,00", explica Vils, A chegada da tecnologia vai permitir a troca de informações numa velocidade maior; mas pouca coisa muda quando a conexão passa do primeiro nó. Nas estações, o tráfego de dados ainda é de 100Mbps.

...Geralmente, o primeiro servidor que uma empresa SMB compra provém do mercado cinza, ou então um modelo de grife", explica Vils. "Depois dessa primeira compra, geralmente desastrosa, o administrador tem mais cuidado".

...Por outro lado, ter uma máquina de grife com recursos superiores aos necessários não é a melhor solução. O ideal, antes de comprar, é procurar empresas ou profissionais que possam fazer um diagnóstico do ambiente, e dimensionar quais são as reais necessidades na infra-estrutura de TI.
"Quem apostou numa máquina de grife como primeiro servidor sabe que muitas vezes paga-se caro por aquilo que é oferecido. Na atualização de hardware, dificilmente esse administrador vai escolher uma grife", afirma o diretor da Sinco.

...Seja como for, o ano de 2003 é promissor para os fabricantes que se estruturarem para expandir seus negócios. Quem consome tecnologia também levará vantagem, pois quanto mais competitivo é o mercado, menores os preços e melhores as ofertas. "Um servidor tem uma vida útil de 3 a 5 anos. O investimento em uma máquina mais confiável tem uma ótima relação custo-benefício para empresas de qualquer tamanho", finaliza Vils.

. . . .
. Blogger Facebook Twitter Instagram .
Sobre a Sinco | Blog | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVI
©1982-2017 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .