SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

O DIA Online

Jornal O DIA - Carderno Internet
O DIA Online
A Intel muda tudo mais uma vez
Página 5
Paulo Couto
23 de Junho de 2004


Jornal O DIA - 23 de junho de 2004

Jornal O DIA - 23 de junho de 2004
A Intel muda tudo mais uma vez

A Intel por sua vez faz um lançamento apostando em outro caminho, buscando popularizar as novas tecnologias que irão fazer parte do PC moderno em pouco tempo. Tudo mudou, mais uma vez, é uma plataforma completa e totalmente nova. Para começar há um novo e polêmico soquete de processador, o LGA775 (Land Grid Array - 775 pinos), que traz duas grandes novidades: os pinos de contato ficam agora no soquete, não mais no processador, e a trava do soquete é a grande responsável por manter a pressão adequada, e não mais o dissipador. Assim não precisamos fazer tanta força para instalar um dissipador e ainda podemos usar um de grandes proporções, pois há mais espaço livre.

Há uma grande preocupação por causa da fragilidade desse soquete, tivemos a oportunidade de testá-lo e percebemos que se não for manuseado com cuidado é fácil entortar seus pinos e com isso inutilizar a placa-mãe. Alguns fabricantes estão relutantes em adotar o padrão da Intel e é possível que algumas marcas ofereçam soquetes alternativos.

A nova família de chipsets i915 e i925, conhecidos como Grantsdale e Alderwood, oferece suporte às memórias do tipo DDR2 e ao novo barramento PCI Express. Há um novo sistema de áudio de alta fidelidade com 8 canais (7.1) de 192 kHz e 24-bit, e suporte as tecnologias THX, Dolby Digital e DTS. Esse sistema permite o processamento de dois sinais distintos, ou seja, você pode ter 4 caixas acústicas no quarto e mais 4 na sala e ouvir em cada ambiente uma música diferente.

As versões i915G passam a contar com um vídeo onboard de primeiríssima qualidade, com uma performance comparável ao modelo Geforce FX 5200. O novo southbridge ICH6 conta agora com 4 portas Serial ATA capazes de processar RAID (na versão ICH6R) e com suporte nativo ao Command Queuing, técnica de otimização prevista para o padrão Serial ATA que ainda não havia sido totalmente implementada pelos fabricantes. O uso dessa técnica permite ganhos de performance com os discos atuais, dependendo da aplicação, entre 33% a 74%. Sem dúvida um grande avanço.

Passará a ser incorporado ao southbridge (versão ICH6W), mas somente no final do ano, um Access Point integrado a placa-mãe com firewall embutido, ou seja, se você tem ou quer ter uma rede sem fio em casa, a nova plataforma da Intel oferecerá todas as condições para a implementação dessa rede, com controle e segurança.

Tivemos a oportunidade de testar a nova plataforma, graças ao apoio da Sinco Sistemas, Premiere Provider da Intel aqui no Rio de Janeiro, e a impressão foi muito positiva, embora ainda se tratasse de uma unidade de pré-produção. Não há nesse momento ganhos expressivos de desempenho frente à plataforma anterior, mas o potencial da nova tecnologia mostrou seu valor.

O DIA Online

. . . .
. WhatsApp (21) 996297920 Blogger Instagram Facebook Twitter .
Sobre a Sinco | Blog | Instagram | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVII
©1982-2018 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .