SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

O DIA Online

Jornal O DIA - Carderno Internet
O DIA Online

14 de Abril de 2004
Paulo Couto
Economia que não vale a pena
Começa hoje a série especial sobre servidores: será que compensa usar micro comum para esse fim?
Página 7
Acesse:

http://odia.ig.com.br/info/in140408.htm


Prédio da Optiglobe em Vargem Grande, RJ

Servidores em Rack, modelos 4U, usados pela Hostnet

No Break APC para montagem em RACK, altura 2U

2 Racks completos de 46U da Hostnet, alojados em VAULT da Optiglobe

Vista aproximada dos servidores Rack Mount


Economia que não vale a pena
Começa hoje a série especial sobre servidores: será que compensa usar micro comum para esse fim?


Muitos empresários ainda insistem em usar micros comuns para a função de servidor, que não atendem o que se espera de confiabilidade e durabilidade. É preciso quebrar alguns paradigmas para a escolha da melhor infra-estrutura de informática para sua empresa.

Servidor da Sinco é uma opção estável e segura para empresas

O servidor que vamos abordar nos exemplos a seguir usa um Pentium 4 de 2,8 GHz com uma placa-mãe Intel Server Board S875WP1-E, com 2 GB de memória RAM e 2 discos SATA de 120 GB em RAID 1 montado em um gabinete Rack Mount 2U da Nilko. O preço final desse produto oferecido na Sinco é de R$ 6.220 (ou 24 x R$ 380). Isso é muito menos do que o custo de um funcionário registrado com salário mínimo.

A APC também oferece boas soluções de nobreaks para racks fechados

Levando em conta o custo de pessoal técnico que provê as soluções de TI para a sua empresa, é muito mais interessante investir tempo e dinheiro no desenvolvimento das aplicações e dos serviços essenciais, do que correr os riscos de uma interrupção causada pela má escolha de componentes. Você confiaria a operação de sua empresa a um desktop que foi promovido a servidor? Micros de mesa foram feitos para serem usados para operações não-críticas e não-contínuas.

A máquina que apresentamos usa uma placa-mãe com duas portas de rede gerenciáveis, sendo uma delas de 1 Gbit ligada ao canal CSA dedicado do chipset i875, permitindo muita flexibilidade para configurar uma pilha de switches 24+2 (duas portas de 1 Gbit), maximizando o desempenho da rede interna. Uma solução moderna, limpa e que permite a expansão da rede ou do número de servidores com pouco impacto.

Nobreaks em redundância são exigidos por servidores

O ideal é optar por Racks fechados com chave em uma sala segura e refrigerada, com cabeamento estruturado e redundância de fontes elétricas. A APC do Brasil tem ótimas soluções de nobreaks.

O provedor de hospedagem carioca HostNet, premiada como a melhor empresa de hospedagem paga em 2002, é um dos que utiliza vários desses servidores no seu parque de máquinas e, além de usar o que há de melhor em hardware, também usa o que há de melhor em serviços de DataCenter no Rio de Janeiro, providos pela OptiGlobe, também premiada como o melhor Datacenter do Brasil em 2001. Tudo isso faz parte de uma estratégia de não perder tempo e dinheiro com a ineficiência de hardware e serviços terceirizados de baixa qualidade, e investir pesado em desenvolvimento de aplicativos e softwares de gestão próprios.

A idéia de ter servidores dedicados alinhados com os planos de hospedagem oferecidos é muito interessante. Há um grupo de servidores só para bancos de dados, outros só para serviços de emails, outros só para sites com PHP, ASP, Perl etc. A configuração otimizada para cada tarefa permite um rendimento melhor por servidor e maior segurança no software. Isso significa menos intervenções de manutenção e menos riscos de parada, garantindo maior desempenho para o cliente e menor custo por hospedagem comercializada.

Conclusão: nunca use um desktop como servidor!

Você ainda acha que vale a pena insistir em montar um servidor com peças inadequadas, vendidas para micros comuns, e pagar caro com a parada da sua operação quando a fonte ou placa-mãe de baixo custo queimar ou falhar?

Por trás de um negócio bem administrado e rentável está o bom uso da tecnologia, e isso tem muito mais a ver com o software do que com o custo do hardware.

O DIA Online

. . . .
. Blogger Facebook Twitter Instagram .
Sobre a Sinco | Blog | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVI
©1982-2017 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .