SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

Info Exame

Setembro / 1998
Edição 150


O poder dos PCs ideais

A geração dos Pentium II de 400 MHz tem mais velocidade e potência que qualquer outra. Foi feita para durar.

Se você faz parte daquela turma que sempre pode ir sorrindo ao banco, o sonho do micro perfeito pode estar bem ao alcance de sua mão. Vamos lá: que tal um chip Pentium II de 400 MHz? O que você acha de 128 MB de memória? Para esmagar: um disco rígido de 12 gigabytes? Isso, e muito mais, como portas FireWire, a última palavra da tecnologia, está reunido num Compaq Presario, o 5620, que acaba de chegar às lojas no Brasil. É um micro que está longe de ser uma máquina de primeira necessidade, mas chega bem perto do que se pode considerar um PC perfeito hoje em dia. O Presario 5620 não é um caso único de poder e performance atualmente nas prateleiras locais. Outros Pcs com Pentium II de 400 MHz que estão estreando no momento também dão um show de desempenho.

Como são baseados nas tecnologias mais recentes, esses micros vão demorar pelo menos dois anos para ficar obsoletos. Quem levar uma máquina dessas para casa ou para a empresa vai ter nas mãos um novo padrão de transferência de dados. Não somente o chip processa os dados mais rapidamente, mas também a conversa entre os periféricos e a CPU está mais veloz. Graças ao chipset Intel 440BX, que se torna um padrão da indústria, a comunicação entre o processador e os outros dispositivos do micro é feita por circuitos eletrônicos que trabalham a 100 MHz.

Desde já, o padrão da geração anterior dos Pentium II, em que o barramento PCI funcionava a 66 MHz, está com os dias contados. "As máquinas da nova geração, por causa da alta velocidade de comunicação entre seus dispositivos, vão tornar viável o uso de imagens em alta resolução e de comandos por voz", diz Milton Isidro, gerente da Intel no Brasil.

O INFOLAB testou sete PCs equipados com o Pentium II de 400 MHz. Com preços a partir de 2.999 reais, os sete modelos avaliados são feitos para durar. O Presario 5620, da Compaq, superou todos os concorrentes e foi o escolhido por INFO EXAME como o melhor de todos. Em princípio, essa máquina se dirige ao uso pessoal, tanto que vem acompanhada de três jogos. Mas ela traz interface para rede Ethernet e não inclui modem uma configuração que combina melhor com o ambiente empresarial.

O Presario 5620 é o mais avançado entre os micros testados. É o primeiro, entre os avaliados pelo INFOLAB, a incluir portas FireWire (IEEE 1394). O que elas fazem? Possibilitam a conexão com aparelhos externos a até 400 megabits por segundo, uma velocidade superior até à da maioria das interfaces SCSI encontradas em workstations e servidores. Já há no mercado algumas câmeras de vídeo digitais que usam essas interfaces. Nos próximos meses, vão surgir unidades de disco e até receptores de dados via satélite que também serão conectados via FireWire. A máquina da Compaq também é equipada com drive de DVD, como já vem ocorrendo com os modelos topo de linha da empresa nos últimos meses. Essa é outra tendência que deve se generalizar nos próximos meses.

O INFOLAB esmiuçou também o PC 300 PL, da IBM, voltado para o uso em empresas. Essa estação de trabalho tem um recurso que pode se mostrar excepcional para os administradores de redes: o Asset ID. Ao ser ligado pela primeira vez, o micro grava suas informações de configuração num dispositivo interno. Um aparelho leitor com o aspecto de um PC de mão, vendido separadamente por cerca de 2.000 dólares, pode receber esses dados sem a retirada do PC da caixa a comunicação é feita por ondas de rádio.

As informações captadas por esse scanner podem alimentar um inventário corporativo de hardware e software. A qualquer momento, pode-se saber qual a posição do parque instalado da empresa. Infelizmente, o INFOLAB não pôde experimentar o Asset ID por falta do aparelho leitor para o teste. A função de Alert On Lan do Asset ID avisa quando o equipamento é desligado da tomada de alimentação ou da rede de dados. Tudo isso, no conjunto, pode dificultar o roubo de peças, um problema que, em maior ou em menor grau, toda a empresa tem.

Uma constatação do teste do INFOLAB é que nem só os micros de grife estão oferecendo bom desempenho. O Sinco PII 400, da pequena companhia carioca Sinco Sistemas, mostrou excelente performance. Um dos trunfos da máquina, segundo os técnicos da integradora, é o uso de placas de vídeo da própria Intel. Sem interface para rede e equipada com modem de 56 Kbps, o Sinco PII 400 se destina ao uso individual.

Quem estiver em busca do menor preço tem a opção do Blaster Pro, modelo da Tropcom. Por 2.999 reais, leva-se para casa uma máquina com monitor de 17 polegadas, Windows 98 instalado e softwares como Corel Draw 7 e WordPerfect Suite 7. O Blaster Pro apresenta configuração típica para uso doméstico. Um ponto fraco desse micro é que ele tem garantia total sobre peças e mão-de-obra por apenas três meses.

Esse também é o ponto fraco do InfoWay, da Itautec um micro que se saiu muito bem nos testes do INFOLAB. O InfoWay é o único, entre os sete PCs, que vem equipado com placa de TV. Esse dispositivo permite assistir à programação televisiva no micro e capturar trechos de programas. Outro computador que se saiu bem na avaliação foi o Performer IV, da MPPZ, que tem uma configuração bem equilibrada, também voltada ao uso doméstico. O Compaq Deskpro EN 6400, ao contrário, ficou abaixo da média no laboratório da INFO por causa do desempenho mais fraco e da configuração enxuta. Ainda assim, esse PC pode ser uma opção interessante para o ambiente empresarial, pois já vem com Windows NT Workstation e também placa de rede.


Com vocês, o chip de 450 MHz

A Intel já soltou a nova geração de processadores

Nem bem os computadores de 400 MHz chegaram ao mercado, a Intel colocou na mão de vários fabricantes os novos chips Pentium II de 450 MHz. O INFOLAB recebeu, para teste, um PC da Microtec com esse clock, 64 MB de memória RAM e 6,2 GB de HD. Usando o programa de benchmark BAPco, a máquina apresentou performance 7% superior à média dos modelos de 400 MHz avaliados. Quando for lançado no mercado, o Microtec Mythus de 450 MHz vai custar 3.500 reais. O usuário vai pagar 7,7% a mais do que pelo mesmo modelo de 400 Mhz, hoje vendido por 3.250 reais.

A Intel já desenvolve um chip mais veloz, com clock de 500 MHz. Apelidado de Katmai, ele deve chegar ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano. Virá com um sensível aumento do número de instruções para melhorar o desempenho com multimídia e estreará com um novo tipo de encapsulamento. Na área de servidores, o primeiro semestre de 1999 também promete novidade. Será lançado o chip que tem hoje codinome Tanner, roda com 500 MHz e será a próxima evolução do processador Pentium II Xeon.

 
. . . .
. WhatsApp (21) 996297920 Blogger Instagram Facebook Twitter .
Sobre a Sinco | Blog | Instagram | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVII
©1982-2018 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .