SINCO.net
Sinco
Sinco.net
expande seçãoEmpresa
expande seçãoEquipamentos
expande seçãoServidores
expande seçãoWorkstations
E-Mail

 
 

Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Sinco
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

Forum PCS MySQL em 64 bits
Fórum PCs
Paulo Couto
01 de Julho de 2005


Visita ao Datacenter Hostnet, 22 de junho de 2005

My SQL

Servidores SINCO

MySQL em 64 bits

Paulo Couto - Editor Chefe do Fórum PCs

Passei boa parte da minha vida trabalhando em empresas multinacionais de grande porte, e àqueles que têm essa vivencia sabem que o processo de decisão sobre qualquer assunto importante é lento, burocrático e envolvido em questões políticas que vão desde a “paternidade” da decisão até aspectos de valorização pessoal. Pouco se pensa no cliente beneficiado (ou não) por aquela decisão.

Empresas menores, especialmente àquelas onde os diretores são sócios e participam ativamente do negócio, a coisa é muito mais rápida e direta. Quem se beneficia disso é o cliente, sempre.

Vejam o caso da HostNet com o Fórum PCs. Na segunda feira dessa semana, publiquei o artigo sobre a nossa visita ao seu datacenter e foram inúmeros os comentários positivos sobre a empresa e sobre o artigo. Porém alguns usuários reclamaram do desempenho do Fórum PCs em horário comercial e outro, um cliente da HostNet, citou um problema especifico com o MySQL. Notem bem, o artigo foi colocado no ar na segunda, e tais comentários começaram na terça a noite e na manhã de quarta feira, acompanhem a cronologia dos fatos e a velocidade com que aconteceram.

Na quarta feira a tarde o Sr. Kauê, um dos diretores da HostNet, respondeu aqui no Fórum PCs os tais comentários e se colocou a disposição para resolver o problema sobre o MySQL citado pelo usuário. O que vocês não sabem é que na quarta feira durante o dia, o Sr. Ramiro, diretor responsável pela área de desenvolvimento, já havia me ligado para investigar o problema de desempenho no Fórum PCs no horário comercial, que têm ocorrido com uma certa freqüência nos últimos 10 dias e que já estava sendo monitorado. Em menos de uma hora identificamos o problema e discutimos as soluções, que por sinal atenderiam também o tal usuário/cliente com problema no MySQL. Precisávamos de uma nova máquina no cluster do banco de dados!

Como eu já havia identificado esse problema há algum tempo no nosso site, quando ainda era muito pequeno para ser notado pelos usuários, eu e o Sr. Michel, diretor técnico que está sediado nos EUA para seu doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology) já estávamos discutindo os prováveis benefícios em usar servidores de 64 bits para os MySQL, que tem versões otimizadas para os processadores Intel e AMD, bem como para várias distribuições Linux e outros sistemas operacionais de 64 bits. As expectativas eram promissoras, inúmeros testes publicados por laboratórios independentes apontavam para ganhos de performance de até 40% pela simples troca de um sistema 32 bits para um de 64 bits, no caso de servidores grandes com muita memória (mais de 4 GB). Sem dúvida que era algo a se explorar.

Essa era a oportunidade ideal, e se tivéssemos sucesso seria uma tendência natural para todo o cluster de servidores MySQL da HostNet a médio prazo. Na quarta feira (ainda), houve a decisão de resolver os problemas imediatamente usando um servidor extra para o MySQL ainda em 32 bits, já que haveria um risco alto em partir para uma solução de 64 bits ainda não testada e homologada pela HostNet para seus clientes de MySQL. A homologação é importantíssima para garantia a confiabilidade da solução, e como os servidores são especializados por aplicação, conforme mencionei no artigo sobre o datacenter, é natural que se perca algum tempo com testes e ajustes para otimizar o servidor.

64 bits é um novo mundo, e o Sr. Michel quer estudar detalhadamente cada aspecto para obter o melhor resultado, tal como já fez em todos os servidores de 32 bits da empresa. O interessante dessa história é que Michel, que está nos EUA, instala e testa os novos servidores através de uma VPN ligada a um KVM aqui no Brasil. Ele tem acesso direto à máquina tal como se estivesse fisicamente aqui, do lado dela.

A HostNet tem cerca de 74 servidores em operação, alguns deles são como um “banco de reserva” e devem ser alocados em situações como essa, onde há a necessidade de uma expansão na rede não prevista. No artigo sobre o Datacenter falamos sobre a importância da redundância para manter a operação contínua na OptiGlobe, pois esses servidores redundantes fazem o mesmo para a HostNet, e após o horário de almoço da quinta feira, tanto o Fórum PCs quando o usuário/cliente que havia comentado o problema já estavam operando com esse servidor “de reserva”. É visível a diferença de desempenho entre quarta e quinta feira aqui no Fórum PCs, vocês já devem ter percebido.

Ainda na quarta feira, no final da tarde, quando se decidiu por um novo servidor 64 bits, a HostNet fez o pedido à Sinco Sistemas, Premier Provider da Intel no Rio de Janeiro e tradicional fornecedor da HostNet, que entregou a máquina no dia seguinte pela manhã. Essa é uma das maiores vantagens de se operar com fornecedores de qualidade e certificados por uma grande empresa, a velocidade na resposta. O novo servidor não entra em operação imediatamente, por questões obvias de confiabilidade já que a HostNet, patrocinadora e parceira da Mandrake/Mandriva ainda não homologou para uso em produção os servidores de 64 bits, ou melhor, com sistema operacional em 64 bits, já que há servidores de 64 bits rodando em 32 bits no parque de máquinas da HostNet.

Vejam: Terça feira à noite, identifica-se o problema. Quarta feira, decide-se pelo uso de um servidor de reserva para resolver o problema imediatamente e opta-se pela aquisição de um novo servidor de 64 bits para desenvolvimento e homologação. Se for aprovado e as expectativas se confirmarem, ditará uma nova tendência para os servidores MySQL na HostNet, se não aprovado, entra em produção operando em 32 bits como todos os outros servidores da empresa. Quinta feira, o banco de dados do Fórum PCs é migrado para o servidor de reserva e atende-se também a queixa do cliente/usuário aqui do Fórum PCs (que deixou seu depoimento no artigo onde o assunto se iniciou), ao mesmo tempo que Sinco entrega a máquina de 64 bits.

Sexta feira pela manhã: cá estou eu contando essa história pra vocês, e imagino que Michel já esteja “namorando” o servidor de 64 bits, buscando a solução de software mais otimizada para a aplicação a que se destina.

Veja o artigo no site FÓRUM PCs

Veja o Caso de Sucesso no site da Intel® (em português)

Veja o Caso de Sucesso no site da Intel® (em inglês)

Forum PCS

. . . .
. Blogger Facebook Twitter .
Sobre a Sinco | Blog | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Praça Floriano, 51 / 25º andar | Rio de Janeiro | CEP 20.031-050 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXIII
©1982-2014 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.