SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

Visita ao Datacenter Hostnet, 22 de junho de 2005 Visita ao Datacenter da Hostnet
Coletiva de Imprensa
22 de Junho de 2005
Vargem Grande - Rio de Janeiro - RJ


Equipe de jornalistas no portão principal da OPTIGLOBE

Servidores SINCO

Reservatório térmico de água gelada - para refrigeração do DataCenter

Ralph Vils (SINCO) e Kauê Linden (Hostnet)

Hostnet convidou diversos especialistas da área para conhecer o datacenter Optiglobe no Rio de Janeiro, lugar escolhido para as operações da Hostnet

A HostNet atua desde o ano 2001 no mercado de hospedagem Brasileiro, agregando nestes anos muita experiência em diversas tecnologias voltadas a Internet.

Desde o início de suas operações a HOSTNET escolheu os servidores SINCO como o hardware ideal para desenvolver sua infra-estrutura de processamento.
Hoje são 74 servidores SINCO, baseados em processadores Intel® Xeon® e Intel® Pentium® 4 HT.
E este número não pára de crescer! Graças à tecnologia de CLUSTER desenvolvida pela HOSTNET, a cada lote de clientes captados, a empresa agrega mais e mais servidores ao seu SERVER FARM.

Hoje nenhuma empresa de hospedagem no Brasil conta com uma estrutura a nível do datacenter Optiglobe para seus clientes, a Hostnet é o único provedor de hosting dentro da Optiglobe, e conta com uma estrutura sem igual no Brasil.
A área ocupada pela HostNet é uma das maiores dentro do datacenter, em um “cage” dedicado e trancado com chaves magnéticas.

A Palavra chave por trás da OptiGlobe é Redundância, e esta é a razão fundamental para a HostNet tê-la escolhido como parceira.
Em ambientes críticos, redundância é fundamental para garantir uma operação ininterrupta.
A localização em Vargem Grande tem um motivo: são duas subestações elétricas diferentes, com fontes diferentes, que cruzam o Rio de Janeiro naquele ponto.

A carga dos nobreaks, de uma hora aproximadamente, dá uma boa folga para operar os gigantescos geradores se houver uma necessidade real.

Se faltar energia por uma subestação, a outra está preparada para suprir a demanda. Se ainda assim houver um blackout, os nobreaks centralizados da OptiGlobe são capazes de manter a operação “realtime” por mais uma hora, tempo mais que suficiente para os imensos geradores Caterpillar (dois, sempre redundantes) entrarem em operação, com seus reservatórios de quase 200 mil litros de óleo diesel que vão garantir a operação por um longo período, se for necessário.

Para suprir o sinal de internet todas as operadoras montaram suas estações lá, assim há um mix de links para atender seus clientes, entre eles a HostNet.

Outra coisa impressionante é o circuito de água gelada para os equipamentos de ar condicionado. A rede é imensa, os aparelhos mantêm o datacenter inteiro a 22 graus centígrados sendo alimentados por água gelada, resfriada em um equipamento externo e armazenada em tanques térmicos de alta capacidade.

Mesmo em uma situação limite de deficiência elétrica, basta que haja potência suficiente para mover as bombas de água que o ambiente permanece refrigerado por quase 24 horas, aproveitando os reservatórios de armazenamento.

Apesar de toda essa estrutura de primeiro mundo, a Hostnet tem planos de hospedagem a partir de R$9,90 mensais. Isto é possível porque desenvolveu um modelo de hospedagem diferente, baseado em clusters.
Ao invés de ter um único servidor com todas as aplicações para um grupo de clientes, optou-se por especializar grupos de servidores para certas tarefas.
Assim, há um cluster de servidores só para e-mails (mailbox em um cluster, SMTP em outro), outros só para auditoria (IMD), outros só para banco de dados. Esse modelo permite expandir os servidores, ou melhor, os clusters de servidores, à medida que seja necessário sem afetar os serviços existentes ou o funcionamento dos sites que já estão operando.
Para hospedagem há grupos de servidores especializados em HTML puro, outros para Perl e outros para PHP, ASP, etc. Com esse desenho, todo o hardware e software é otimizado para obter o melhor desempenho possível dentro daquele serviço específico possibilitando a Hostnet ter preços super atraentes.

Visite a Sala de Imprensa da HOSTNET

Veja a cobertura da visita no site FÓRUM PCs

Veja o Caso de Sucesso no site da Intel® (em português)

Veja o Caso de Sucesso no site da Intel® (em inglês)

Abaixo, mais fotos da visita.

Visita ao Datacenter Hostnet, 22 de junho de 2005
Equipe de Colunistas do FORUM PCs - Apreciando os servidores da HOSTNET Equipe de Colunistas do FORUM PCs - Paulo Couto, Marcelo Nóbrega, Laércio Vasconcelos, B. Piropo, Ramalho, CAT, Abel Alves, Júlio Preuss e Flávio Xandó Geraldo, Ramiro e Kauê - Diretores da Hostnet C.A.T., Abel Alves e B. Piropo - Apreciando os servidores da HOSTNET 03 Linhas individuais de No Breaks - UPS Professor B. Piropo, analisando as Centrais de controle das linhas de Energia Centrais de controle das linhas de Energia Servidores SINCO Tubulação de Água Gelada, correndo por todo DataCenter, sob o piso elevado

. . . .
. Blogger Facebook Twitter Instagram .
Sobre a Sinco | Blog | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVI
©1982-2017 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .