SINCO.net Desde 1982
Sobre a SINCO Produtos Servidores Workstations Customize seu Equipamento Contato
Início » Empresa » Sala de Imprensa » Matéria

ComputerWorld

Intel anuncia disponibilidade imediata no país de produtos Xeon E5-2600

15 de Maio de 2012
Soluções para data centers e workstations chegam através da Accept, CCE, Dell, Diebold, HP, IBM, Itautec e Sinco.


Intel anuncia disponibilidade imediata no país de produtos Xeon E5-2600

A Intel aproveitou a realização do Intel Developer Forum no Brasil para anunciar a disponibilidade imediata no país de produtos (computadores, storage e Switches) com processadores Xeon E5-2600. Lançados há alguns meses, os processadores possuem características que os tornam ideais para as infraestruturas de serviços de virtualização, cloud computing e processamento crítico.

Os processadores Xeon E5-2600 endereçam quatro questões relevantes para o data center: gargalos de I/O, eficiência energética, segurança, e a interação com os dispositivos de armazenamento e de rede. E oferece alguns recursos interessantes. Entre eles a performance _ a plataforma é 80% mais rápida que a imediatamente anterior, a Xeon 5600 _ graças a características como o às instruções Advanced Vector Extension (AVX), que melhoram o desempenho de aplicativos pesados, como análise financeira, criação de mídia e computação de alta performance, em até duas vezes.

"Isso vai dar uma opção de inovação na área de software impressionante, e não só em relação à velocidade. Permite fazer coisas que antes não eram possíveis", comenta Reinaldo Affonso, Diretor de Tecnologia da Intel para a América Latina, que cita dois exemplos: a solução da VideoSense, fornecedora de software para realização de cirurgias através de laparoscopia; e a da Face.com, para processamento e reconhecimento facial para localização de fotos em redes sociais.

A solução da Videosense é capaz de rodar com alta performance, graças às instruções AVX, em uma única máquina com dois processadores, com capacidade de processamento de sobra para monitorar tudo e fazer a cirurgia com a melhor qualidade de imagem, altíssima taxa de frames por segundo. Uma solução que economiza em espaço, custo e que ajuda a popularizar o uso, uma vez que passou a ser possível substituir um hack inteiro por uma única máquina, portátil, que passa a ser um servidor. Já a da Face.com usa as instruções AVX para processar algoritmos capazes de fazer a identificação mesmo que a pessoa esteja com a cabeça meio de lado, parte encoberta.

"Nós acreditamos que a indústria de software vai aproveitar muito esses recursos, com criatividade", afirma Reinaldo Affonso. Não a toa, vPro será uma das quatro novas gerências que a companhia terá na área de software, com a missão de ampliar o suporte aos desenvolvedores e empresas locais, além de investir na formação de pessoal nas universidades brasileiras.

"Essa combinação software e hardware é chave. Falo muito disso na parte de HPC. Você não resolve todos os desafios que estão aí na nossa frente se não tiver um bom casamento", afirma o executivo.

Outros recursos

Com suporte para até oito núcleos por processador e até 768GB de memória para o sistema, a família de produtos Xeon E5-2600 oferece ainda tecnologias embarcadas adicionais, como a Turbo Boost 2.0, a Hyper-Threading e a de Virtualização da Intel, que fornecem aos departamentos de TI, capacidades flexíveis para aumentar o desempenho de suas infraestruturas de forma dinâmica.

Outras novidades estão nas opções de I/O, com as tecnologias Integrated I/O (IIO) e Data Direct I/O (DDIO). "Em resumo, a grande novidade é a inclusão do I/O hub dentro do processador, de forma a reduzir latência, e com o PCI 3.0, passar a ter acesso direto a esse I/O Hub direto no cache do processador. Isso aumenta em três vezes o throughput quando falo com a rede, comparado à geração anterior, e até em 20 vezes quando falamos em servidores com mais de quatro anos de uso", explica Reinaldo Affonso.

Já entre as opções de segurança, como a Advanced Encryption New Instruction (AES-NI13), os Xeon E5-2600 ajudam os sistemas a codificarem e decodificarem dados rodando em uma ampla gama de aplicativos e transações, e com a Trusted Execution Technology (TXT), criar uma base confiável para reduzir a exposição da infraestrutra a ataques maliciosos.

Já quanto ao consumo de energia, os E5-2600 são 50% mais eficientes que os processadores da geração anterior. E trabalha com o Node Manager. Nada menos que 23 sensores foram colocados dentro da plataforma para medir e definir políticas. Imagina uma situação em que você tenha um rack com 20 servidores, mas com uma limitação: se ele ultrapassar 10KWatts de consumo ele derruba a sua rede. Você sabe que se todos os servidores forem ao pico ao mesmo tempo, você vai ultrapassar esse limite. Mas é muito difícil todos chegarem ao pico ao mesmo tempo. Normalmente, você assume o risco, e quase sempre fica fora do ar juistamente no momento em que você não poderia ficar. Com o Node Manager você pode gerenciar os servidores para que eles nunca cheguem ao pico e até enganar o sistema operacional. "Nós mudamos o parâmetro lá dentro, no Bios da máquina, de modo a dar uma folga em todas as máquinas. O sistema operacional acha que você chegou no limite, mas você nunca vai chegar lá", afirma Reinaldo Affonso.

Lançamentos

Além da disponibilidade imediata de máquinas com os processadores E5-2600, a Intel também fez ontem o lançamento mundial de outros três processadores: dois da família do E _, um com dois processadores mas um pouco mais de entrada, um pouco mais leve que o E5-2600, e o segundo para máquinas com quatro processadores, para quem precisa de mais escala interna; e o Xeon E3, para servidores com um único processador, para pequenas empresas e até para quem precisa de densidade.

Na opinião de Reinaldo Affonso, o modelo E5-2600 de dois processadores é o que continuará vendendo mais no Brasil. "Mas estamos vendo uma demanda em torno do modelo de um processador crescendo bastante", diz ele. Mas esse de um processador precisa ter fabricação local com 90% dos componentes nacionais. "Mas, apesar disso, já temos fabricantes aqui fabricando", afirma.

Leia a Matéria no site do Computerworld Online:
http://www.computerworld.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=26621http://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/05/15/intel-anuncia-disponibilidade-imediata-no-pais-de-produtos-xeon-e5-2600/
URL Reduzida: http://goo.gl/AR6gO

. . . .
. WhatsApp (21) 996297920 Blogger Facebook Twitter Instagram .
Sobre a Sinco | Blog | Facebook | Sala de Imprensa | Suporte | Contato
Estrada da Bica 96 | Rio de Janeiro | CEP 21.931-070 | Mapa
Fone: (21) 2533.2524 | WhatsApp (21) 996297920 | Atendimento
CNPJ 27.072.453/0001-80 | Código de Defesa do Consumidor
Fundada em 12 de fevereiro de 1982 | Ano XXXVI
©1982-2017 - SINCO.net (Todos os direitos reservados) | ®Marcas
.
.
. . . .